Diabetes em Gatos

Controlo da diabetes > Insulina

O controlo da diabetes felina muitas vezes requer injecções de insulina todos os dias para restaurar o nível de insulina do seu gato diabético e regular as concentrações de glucose no sangue. As exigências de cada gato diabético são diferentes, pelo que deve colaborar com o seu Médico Veterinário para encontrar a dose correcta de insulina e o regime de tratamento para o seu animal de estimação. Pode até ser necessário que o seu gato fique na clínica veterinária por alguns dias para que o seu Médico Veterinário possa acompanhar de perto a resposta do seu gato ao tratamento. O seu Médico Veterinário pode sugerir uma insulina especificamente para gatos diabéticos, uma insulina para humanos ou uma medicação oral hipoglicemiante para humanos. O seu Médico Veterinário conhece bem o seu gato e vai trabalhar consigo para determinar qual a medicação que melhor atende as necessidades do seu animal de estimação e também as suas.

Alguns gatos diabéticos podem deixar de precisar de insulina depois de algumas semanas ou meses de tratamento, uma condição conhecida como remissão clínica. No entanto, a remissão clínica não significa que a diabetes do seu gato foi curada. Ainda se deve ter cuidado com a dieta e com o estilo de vida do seu gato. Pode ser necessário reiniciar o tratamento com insulina em gatos que anteriormente entraram em remissão clínica.

Se o seu gato precisar de injecções diárias de insulina, precisará de aprender a administrá-las. De início poderá estar nervoso(a) ou até mesmo com medo de dar uma injecção ao seu gato. Não está sozinho(a)! Muitos donos ficam apreensivos com a necessidade de dar injecções ao seu animal, mas é mais fácil do que pensa e poderá aprender rapidamente como lidar com as injecções diárias, com pouco stress para o seu animal de estimação ou mesmo para si.

Feline Diabetes
Did you know?

Os animais cuja diabetes está sob controlo apresentam sede, micção e apetite normais, peso estável e níveis normais de actividade e estão menos propensos a desenvolver complicações da diabetes.

Take the Quiz