Diabetes em Gatos

O que é a diabetes felina?

A diabetes mellitus é uma condição que afecta a concentração sanguínea da glucose, um tipo de açúcar, do seu gato. A diabetes é devida a um insuficiência de insulina ou ocorre quando o corpo tem dificuldade em usar a insulina que produz em quantidades normais.

A insulina afecta a maneira como o corpo do seu gato usa os alimentos que ingere. Quando o seu gato come, o alimento é dividido em componentes muito pequenos que o corpo pode usar. Um dos componentes, os hidratos de carbono, são convertidos em vários tipos de açúcares, incluindo a glucose. A glucose é absorvida pelo intestino e entra na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a glucose viaja para as células onde pode ser absorvida e utilizada como fonte de energia – se a insulina estiver presente. Sem insulina suficiente, a glucose não pode entrar nas células e acumula-se na corrente sanguínea. Consequentemente, o seu gato pode agir permanentemente como se tivesse fome, querendo comer constantemente, mas mesmo assim continuar a demonstrar sinais de desnutrição, porque as suas células não conseguem absorver a glucose.

A diabetes ocorre em gatos, quando as suas células não respondem normalmente aos montantes de insulina produzida pelo pâncreas. Os gatos com diabetes geralmente precisam de receber injecções de insulina, pelo menos inicialmente, bem como uma dieta adequada. O seu Médico Veterinário irá recomendar o tratamento mais adequado para a diabetes do seu gato.

Feline Diabetes
Did you know?

A Insulina é uma hormona que permite que a glucose seja transportada da corrente sanguínea para o interior das células, onde é utilizada como uma fonte de energia.

Take the Quiz