Diabetes em Cães

Diagnóstico e Detecção

Diabetes é uma das muitas condições que podem afectar o seu cão e causar mudanças visíveis no comportamento e outros sinais. É por isso que é tão importante que o seu cão seja cuidadosamente examinado por um Médico Veterinário pelo menos uma vez por ano, ou mais frequentemente, se o seu Médico Veterinário assim aconselhar.

Conhecer os sinais da diabetes é o primeiro passo para proteger a saúde do seu cão. Se qualquer uma das frases abaixo descreve seu animal de estimação, fale com seu Médico Veterinário sobre a possibilidade de diabetes:

  • Bebe mais água do que o normal (polidipsia)
  • Urina mais frequentemente, produz mais urina por dia, ou tem "acidentes" em casa (poliúria)
  • Apresenta sempre fome (polifagia), mas mantém ou perde peso
  • Tem olhos turvos

Ao avaliar se o seu cão tem diabetes, o seu Médico Veterinário pode perguntar sobre esses sinais e irá verificar a saúde geral do seu cão para descartar a possibilidade de outras condições ou infecções. Além disso, o veterinário irá analisar a urina do seu cão para pesquisar a presença de glucose e corpos cetónicos e, se indicado, irá então medir a concentração sanguínea da glucose do seu cão. Um diagnóstico de diabetes só se torna definitivo quando a glucose é encontrada na urina e em concentrações persistentemente elevadas no sangue.

Canine Diabetes
Did you know?

Beber grandes quantidades de água, urinar frequentemente e comer mais do que o habitual (ou pedir comida mais frequentemente) são tudo sinais que sugerem a possibilidade de diabetes.

Take the Quiz