Questões Frequentes (FAQs)

Questões sobre a diabetes canina

  1. O que são polidipsia, poliúria e polifagia?
  2. Que outras condições causam o mesmo tipo de sinais clínicos?
  3. Qual é a esperança média de vida de um cão diabético??
  4. A diabetes canina é semelhante à diabetes humana?

O que são polidipsia, poliúria e polifagia?
É provável encontrar estes termos à medida que pesquisa acerca da diabetes. Estas definições irão ajudar:

  • Polidipsia é um termo médico para sede excessiva, geralmente notado quando um animal de estimação parece estar a beber quantidades de água excessivas.
  • Poliúria é a produção de grandes quantidades de urina num determinado período, como por dia. Muitas vezes, é o resultado de polidipsia.
  • Polifagia refere-se a comer mais alimentos do que de costume, por dia, ou comer com mais frequência.

top

Que outras condições causam o mesmo tipo de sinais clínicos?
Os cães com diabetes mellitus bebem mais água e urinam mais do que o normal. Eles geralmente apresentam um apetite normal ou aumentado, mas geralmente perdem peso. Outras doenças comuns com estes sinais incluem a Síndrome de Cushing (hiperadrenocorticismo) e a insuficiência pancreática exócrina.

Para diagnosticar a diabetes, o veterinário irá medir a concentração sanguínea de glucose do seu cão e analisar a urina do seu cão para glicose e corpos cetónicos.

top

Qual é a esperança média de vida de um cão diabético?
O tratamento agressivo de diabetes em cães é relativamente novo. Enquanto os livros de medicina veterinária geralmente indicam uma esperança média de vida curta (2 a 5 anos após o diagnóstico) para cães diabéticos, hoje em dia, se as concentrações sanguíneas de glucose de um cão diabético são bem controladas e se não se desenvolverem outros problemas de saúde, os cães diabéticos deverão ter uma esperança média de vida normal.

top

A diabetes canina é semelhante à diabetes humana?
Sim, as duas condições (diabetes tipo 1 ou diabetes insulino-dependente) são muito semelhantes. Na verdade, o Médico Veterinário irá usar medicamentos, equipamentos e sistemas de monitorização que são semelhantes aos utilizados nas pessoas diabéticas. A principal diferença é que os cães diabéticos requerem sempre um tratamento com insulina e não pode ser tratada adequadamente com medicamentos hipoglicemiantes orais humanos.

top

Canine Diabetes
Did you know?

Os animais cuja diabetes está sob controlo apresentam sede, micção e apetite normais, peso estável e níveis normais de actividade e estão menos propensos a desenvolver complicações da diabetes.

Take the Quiz