Termos úteis

Endócrino
Relacionado com glândulas que secretam hormonas directamente na corrente sanguínea e sistema linfático.

Fructosamina
Formada pela combinação de subprodutos da glucose e de proteínas. Está elevada quando a concentração sanguínea de glucose se mantém acima do normal. A concentração da frutosamina reflecte a concentração sanguínea de glucose nas semanas anteriores.

Glucose
É um açúcar simples e é a principal fonte de energia para a maioria dos organismos vivos.

Hipertiroidismo
É uma condição muito comum em gatos idosos que tem características clínicas relacionadas com a produção excessiva de hormonas da tiróide. Esta condição pode ocorrer simultaneamente com a diabetes mellitus.

Insulina
É uma hormona peptídica secretada pelo pâncreas e que ajuda as células a absorver a glucose do sangue.

Corpos cetónicos
São ácidos que aparecem na urina quando existe uma insuficiência de insulina e o organismo começa a utilizar a gordura para produzir energia, em vez de utilizar a glucose. Concentrações elevadas de corpos cetónicos no sangue podem causar cetoacidose diabética. Os sinais clínicos de cetoacidose diabética incluem vómito, hálito com cheiro a fruta e respiração rápida. A cetoacidose diabética não tratada pode levar ao coma e à morte.

Pancreatite
É a inflamação do pâncreas, um órgão que produz insulina e enzimas da digestão. O pâncreas está perto da parte inferior do estômago. A pancreatite pode levar ao desenvolvimento da diabetes.

 

 

Diabetes em Gatos and dogs