Diabetes em Gatos
Controlo da diabetes > Insulina
O controlo da diabetes felina muitas vezes requer injeções de insulina todos os dias para restaurar o nível de insulina do seu gato diabético e regular as concentrações de glucose no sangue. As exigências de cada gato diabético são diferentes, pelo que deve colaborar com o seu Médico Veterinário para encontrar a dose correta de insulina e o regime de tratamento para o seu animal de companhia. Pode até ser necessário que o seu gato fique na clínica veterinária por alguns dias para que o seu Médico Veterinário possa acompanhar de perto a resposta do seu gato ao tratamento. O seu Médico Veterinário conhece bem o seu gato e vai trabalhar consigo para determinar qual a medicação que melhor atende as necessidades do seu animal de companhia e também as suas.
Alguns gatos diabéticos podem deixar de precisar de insulina depois de algumas semanas ou meses de tratamento, uma condição conhecida como remissão clínica. No entanto, a remissão clínica não significa que a diabetes do seu gato foi curada. Ainda se deve ter cuidado com a dieta e com o estilo de vida do seu gato. Pode ser necessário reiniciar o tratamento com insulina em gatos que anteriormente entraram em remissão clínica.
Se o seu gato precisar de injeções diárias de insulina, precisará de aprender a administrá-las. De início poderá estar nervoso(a) ou até mesmo com medo de dar uma injeção ao seu gato. Não está sozinho(a)! Muitos donos ficam apreensivos com a necessidade de dar injeções ao seu animal, mas é mais fácil do que pensa e poderá aprender rapidamente como lidar com as injeções diárias, com pouco stress para o seu animal de companhia ou mesmo para si.