Diabetes em Gatos
Diagnóstico e Detecção
Diabetes é uma das muitas condições que podem afetar o seu gato e causar mudanças visíveis no comportamento e outros sinais. É por isso que é tão importante que o seu gato seja cuidadosamente examinado por um Médico Veterinário pelo menos uma vez por ano, ou mais frequentemente, se o seu Médico Veterinário assim aconselhar.
Conhecer os sinais da diabetes é o primeiro passo para proteger a saúde do seu gato. Se qualquer uma das frases abaixo descreve seu animal de companhia, fale com seu Médico Veterinário sobre a possibilidade de diabetes:
- Bebe mais água do que o normal (polidipsia)
- Urina mais frequentemente, produz mais urina por dia, ou tem “acidentes” fora da caixa de areia (poliúria)
- Apresenta sempre fome (polifagia), mas mantém ou perde peso
- É menos ativo ou dorme mais (letárgico)
- Tem o pêlo seco e baço
Ao avaliar se o seu gato tem diabetes, o seu Médico Veterinário pode perguntar sobre estes sinais e irá verificar a saúde geral do seu gato, para descartar a possibilidade de outras condições ou infecções.
Pode ser analisada uma amostra de urina do seu gato, para determinar a presença de glicose, corpos cetónicos, e/ou uma infecção urinária. Se a glucose está presente na urina do seu gato, o Médico Veterinário também vai querer determinar a concentração sanguínea de glucose e de frutosamina do seu gato. Se a concentração de glicose no sangue é consistentemente maior do que o normal, o pâncreas do seu gato pode não estar a secretar insulina suficiente ou o corpo do seu gato é “resistente” à insulina que é produzida.
Um diagnóstico de diabetes é considerado definitivo quando a concentração de glucose encontrada no sangue e na urina é persistentemente elevada.